EQUIPE DE DIREÇÃO

EQUIPE DE DIREÇÃO
Valeria - Andrea - Laydmar

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Memórias de um sobrevivente - Palestra com Aleksander Lacks

                         
   A história do Holocausto na Sala de aula
Segundo Maria Luiza Tucci Carneiro, introduzir a história do holocausto nas salas de aula é, sem dúvida, um desafio para professor e aluno. Um desafio intelectual e emocional, pois nem todos estão preparados para aprender e discutir sobre este tema que extrapola os limites da história enquanto disciplina escolar.
Acreditando na importância do debate sobre racismo e antissemitismo, durante o mês de março ocorreram em nossa  escola uma série de atividades sobre o tema, que culminou com a palestra do sobrevivente do holocausto, Aleksander Lacks.


                             Atividades do mês de março
-   Estudo da biografia de Aleksander Lacks (orientado a partir de  passagens do livro de sua autoria – Profª Ana Paula - Sala de Leitura).
- Visualização de vídeos e depoimentos com Aleksander Lacks (Profº Mauro/História – Turmas: 1901-1902 -  Profª Ana Paula – Sala de Leitura )
-  Exibição do filme “Escritores da Liberdade” (Profª Ana Claudia – Projeto Acelera –T.8902)

Atividades do mês de abril
- Encontro do autor

Com o objetivo de transformar a escola não apenas em um espaço de reprodução de conhecimentos mas também em espaço de transformação social recebemos em nossa escola no dia 06 de abril de 2011 Aleksander Henryk Laks,  polonês, naturalizado brasileiro, 72 anos, sobrevivente do holocausto. É Autor do  livro O SOBREVIVENTE — Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz, escrito com a colaboração de Tova Sender e presidente da Associação Brasileira dos Israelistas Sobreviventes da Perseguição Nazista.
Durante a palestra, Aleksander relatou os sofrimentos inimagináveis aos quais foi submetido, reforçando  os princípios básicos que fazem parte da orientação escolar de nossos alunos: a igualdade de direitos, respeito aos direitos humanos e repúdio à discriminação de qualquer tipo.  Em  todos os momentos,  nosso querido amigo ressaltava aos alunos a importância de  amar os pais e respeitar os semelhantes, assim como valorizar o alimento de cada dia.
- Produção de cartas feitas pelos alunos e funcionários a Aleksander Laks.
- Exibição do filme “O menino do pijama listrado” (Profª Clicia/História – 1701)

Mais fotos:


                           

Um comentário: